Os Altares da Bruxa

Olá Querida Bruxa e Querido Bruxo

A matéria de hoje é o que você leu no título, os altares que as bruxas possuem durante a sua vida bruxesca. Além dos usados em rituais, temos os altares espalhados pela casa. O altar é um lugar específico que colocamos objetos especiais e ali deixamos fixo ou móvel. A palavra “altar” pode soar um tanto antigo ou o cérebro remeter ao altar das igrejas, mas todo móvel que contém itens específicos pode ser chamado de altar.

O altar móvel geralmente é o que usamos nas celebrações e rituais. Quem tem um cômodo específico para a prática da bruxaria, acaba podendo deixar o altar utilizado em momentos especiais montado, e no mundo perfeito seria o ideial, porém, sabemos que nem todos vivem em imóveis enormes que podem ter um cômodo especial para a prática da arte. Às vezes fazemos nossos rituais na sala, em um quarto que é necesário desmontar e guardar tudo após o uso.

Aliás, quando você for guardar seus instrumentos mágicos, guarde em um armário preferencialmente trancado ou certifique-se que ninguém vai mexer no armário caso ele não tenha chaves. Guarde em um local especifíco para os instrumentos. Se não tiver um móvel e onde você mora é muito pequeno, providencie um baú ou aquelas caixar plásticas organizadoras e coloque em baixo da cama, ou em baixo de outra coisa para que ninguém mexa.

Atenção aqui!

Só pode mexer nos seus instrumentos mágicos quem faz parte do seu círculo, e os objetos individuais como a athame e a varinha, apenas quem é de extrema confiança energética, ou seja, quase ninguém rsrsrs.

As roupas especiais para a prática bruxa, acessórios como chapéus, tiara, coroa, jóias, pentáculos, etc, é a mesma coisa. Ninguém pode sair usando, vestindo, tirando foto e postando nas redes sociais. Como bruxa e bruxo, você sabe que tem que tomar todos os cuidados necessários para manter tudo sempre em ordem.

Acabamos tendo no mínimo um altar fixo, não adianta, simplesmente acontece. Faz parte 🙂

Geralmente temos altares de cristais, das poções, das deusas, dos deuses e dos oráculos. Para o altar de cristais é interessante ter uma estante para eles. No meu caso comecei com poucos cristais, até que enchi uma cumbuca e um prato, resolvi comprar uma estante pequena em formato de calderão. Tenho alguns critais na minha estante de livros junto com as Deusas, e tenho essa estante pequena em formato calderão para os demais cristais. No meu caso, os cristais pequenos com até 2 cm, mantenho dentro de uma cumbuca de argila para que não ocorra nenhum acidente com os meus gatos.

Se você tiver animais de estimação e crianças, coloque o seu altar no alto, longe deles e se for o caso dentro de um armário ou uma cristaleira. As pedras maiores deixo nessa estante fofinha de calderão, meus gatos não mexem, mas as pequenas tenho receio, porque eles podem brincar e acabar engolindo.

O altar da Deusa requer um cuidado com as peças, no Brasil geralmente são feitas de resina, temos que tomar cuidado para não cairem. Você pode montar um altar das divindades em algum balcão da sua cozinha, em uma estante, uma cristaleira, etc. Organize as estátuas seguindo a sua intuição.

No meu caso, onde eu morava colocava em um balcão na cozinha, atualmente distribui na minha estante de livros. Ficou muito bonito, porque tem os livros, alguns cristais e as estátuas, reservei um setor da estante para as demais divindades. A Ansata ou Ankh, coloquei na primeira prateleira da minha pequena estante em formato de calderão.

Já as poções tem que ver qual planta está sendo usada para saber se é bom ficar exposta ou guardada no escuro, tudo depende da receita, dos ingredientes e da temperatura externa. Geralmente fica na cozinha, mas se você tiver um espaço reservado apenas para a bruxaria, este é o melhor local para guardar as sua poções.

Montado o seu altar, limpe fisicamente com frequência e quando sentir necessário, faça a purificação, a limpeza com a fumaça da sálvia branca, palo santo ou incenso natural em movimentos circulares na direção do relógio – diosil. Não deixe nada empoeirado e juntando teia de aranha. Cuide bem dos seus altares e dos seus instrumentos mágicos.