Bruxaria com Outras Religiões

Olá Querida Bruxa e Querido Bruxo

Antes de mais nada existe sempre a dúvida se a bruxaria em si é ou não uma religião, alguns defendem como um estilo de vida e outros definem como uma religião. O que caracteriza uma religião são as divindade cultuadas, rituais e as regras que possui. Todas as religiões possuem limites e como a bruxaria pura é livre, é liberdade acaba ocorrendo uma dúvida eterna sobre a sua classificação como religião ou não.

A partir do momento em que mesmo sendo bruxa solitária, você tem uma organização pessoal dos seus rituais, cultua a Deusa, Deus, ambos ou vários, você acaba colocando regras na sua própria prática e assim nasce a religião, no meu ponto de vista, a bruxaria pura, original, é uma religião. Tanto que é chamada na Itália de “vecchia religione” – velha religião, indicando o paganismo antes do surgimento do cristianismo.

Quando escrevo “bruxaria pura”, é aquela original sem a influência de nenhuma outra religião.

No decorrer dos séculos, mesmo escondida, a bruxaria continuou e acabou se mesclando com outras religiões como o próprio cristianismo. Há polêmicas com relação a bruxas católicas, porém, temos que lembrar que ficar alimentando ódio do que ocorreu na inquisição não adianta nada e não vai mudar o passado. Enfatizando que não foram todas bruxas verdadeiras que foram mortas, e sim mulheres e crianças que foram perseguidas.

As bruxas sabem e sempre souberam se proteger.

A wicca é uma religião que surgiu na década de 50 e que usa a bruxaria em sua prática, o mesmo ocorre com muitas religiões africanas e afro-brasileiras. Lógico que cada religião que incorporou a bruxaria na sua liturgia, fez alterações conforme desejaram. É como se estivesse juntando duas religiões para formar uma.

A bruxaria é extremamente flexível, juntá-la com outras religiões formando uma, adaptando e fazendo modificações é completamente viável de fazer. A wicca tentou de todas as formas fazer com que o “título de bruxa e bruxo” fossem dados apenas a quem foi iniciado por eles na presente encarnação, algo totalmente vago, porque uma vez bruxa sempre bruxa, nascemos assim por causa da nossa ancestralidade, já fomos iniciadas em outra vida e a nossa “iniciação” nessa vida é apenas a roda girando, a continuação do legado bruxo que habita dentro de nós, e nada e ninguém pode mudar isso ou tentar ordenar algo diferente disso.

A mistura da bruxaria com outras religiões já ocorre há milênios em todos os continentes, e ninguém é mais bruxa e menos bruxa, apenas cada uma segue o que sua intuição diz. Se você quer participar de um coven da wicca, de alguma ordem, de outras religiões ou seguir a prática solitária, está tudo bem e todas são igualmente válidas. Só tenha em mente que as religiões precisam manter os seus fiéis, então elas te dão uma liberdade limitada, e na prática solitária o céu é o limite.