
Queridas Bruxas e Queridos Bruxos!
Hoje vamos mergulhar nos instrumentos mágicos, muitos desses instrumentos são famosos por causa dos filmes e das séries. Os instrumentos mágicos potencializam o poder e o feitiço, porém, não são necessários caso você não se sinta a vontade de utilizá-los. Mas, como você está aqui nesta matéria, provavelmente se identificou com algum e deseja saber um pouco mais a respeito.
Antes de mais nada, se você quer se aprofundar sobre os instrumentos a obra “O Livro Completo de Bruxaria – tradições, rituais, crenças, história e prática” – Raymond Buckland; e para você obter um conhecimento mais detalhado recomendo o livro “Bruxaria Elemental – um guia para viver uma vida mágica através dos elementos” – Heron Michelle.
Lembrando que você pode fabricar seus próprios instrumentos, se tiver habilidades para tal é altamente recomendável, porque assim você cria um vínculo fortíssimo com a ferramenta, porém, a grande maioria de nós compra os instrumentos, neste caso deixe algum detalhe seu, ou simplesmente faça o que fazer sentido para você. Antes do primeiro uso, purifique e consagre as ferramentas mágicas.
Esses instrumentos são usados no ritual e ficam no altar. Guarde em um local que ninguém fique mexendo e olhando, caso você desmonte o altar, coloque em um armário fechado, baú, etc. Os instrumentos que são usados no círculo sagrado, é recomendado deixá-los em local seguro, sem contato com energias externas tanto de pessoas quanto de ambiente e entidades.

Bora conhecer os instrumentos mágicos:
Pentáculo – instrumento do elemento Terra. O pentáculo é o círculo em que o pentagrama, a estrela de 5 pontas, fica dentro. Chamamos tudo de pentagrama, mas o nome correto é pentáculo. É o símbolo que representa todos os elementos entrelaçados da terra física;
Vassoura da Bruxa – também chamada de Besom, ferramenta do elemento Terra. Símbolo de fertilidade e imagem da criação. Usada para “varrer” as energias negativas do local, inclusive antes de abrir o círculo sagrado. Deixe atrás das portas, principalmente na porta de entrada da casa que a vassoura protegerá e evitará a entrada de energias indesejáveis. Semelhante a proteção da garrafa da bruxa;
Varinha – ferramanta do elemento Ar. Você pode fazer a sua varinha de uma galho seco de uma árvore, se ainda estiver preso na árvore, peça permissão para ela;
Cajado – ferramenta do elemento AR. Igual a varinha, só que maior. Fica geralmente na altura do ombro do bruxo ou da bruxa;
Athame – ferramenta do elemento Fogo. Sempre com o cabo preto, por proteção. De 2 gumes, mas sem fio para ninguém se machucar acidentalmente. Utilizada para abrir e fechar o círculo mágico. A adaga de cabo branco é utilizada para cortar as plantas;
Espada – ferramenta do elemento Fogo. Igual a athame, só que utilizada por covem;
Cálice – ferramenta do elemento Água. Recipiente para beber, pode ser de prata, cerâmica, cristal ou vidro. Variando entre uma taça ou um copo;
Caldeirão – ferramenta do elemento Água. Preferencialmente de ferro fundido, geralmente tem 3 pezinhos para acender o fogo em baixo. Dizem que os 3 pés representam que a Deusa tríplice está dando suporte para a bruxa durante a magia.

Em geral, como compõe o altar:
Usa-se o sino, varinha, cálice, estátua da Deusa, estátua do Deus, tigela com água e sal ou separada, athame ou a espada, pentáculo, queimador de incenso, taças, toalha, se quiser o cajado, taça de vinho pratinho com oferenda e taça para oferenda aos deuses.
As velas são: uma para a Deusa, uma para o Deus, 4 velas para o quadrante, e pode colocar mais velas no altar do ritual se você quiser, além é claro das velas que serão utilizadas no feitiço caso você adicione no ritual. As velas podem ser na cor indicada para o quadrante e no altar, ou simplesmente velas brancas. Você pode colocar cor apenas na vela que for usar no feitiço para intensificar a magia.
A roupa da bruxa e do bruxo para o ritual: pode usar túnicas, se seguir a roda do ano, veja a cor de referência, use uma roupa específica para o ritual, podendo ser fantasia de Halloween, de filme, deixe a imaginação fluir. Pode usar acessórios, como o famoso chapéu de bruxa, coroa, corda na cintura, pode ficar descalça ou não. Use jóias caso seja do seu desejo, uns dizem que atrapalha a magia, outros não, então vai da sua conexão. Muitas bruxas usam cabelos soltos para fluir a energia, você pode se maquiar ou não, pode pintar as unhas na cor que será o feitiço. Tudo segue o que sua intuição te indicar, que seja confortável e que te faça feliz.
O altar: geralmente é uma mesa redonda, de 60 cm comporta bem todos os instrumentos, acessórias e as estátuas. Redonda, porque na circular a energia nunca para de fluir, já a quadrada e retangular não. Claro que se você não tiver uma mesa redonda, comece do jeito que conseguir. A mesa fica no centro do quadrante.
