
Queridas Bruxas e Queridos Bruxos
Hoje a matéria é sobre ela, a Deusa Hécate. Muitos falam sobre ela, cultuam a Deusa, mas não sabem muito a seu respeito, aliás, se você sente um nome para seguir tanto da Deusa quanto para o Deus, pesquise sobre eles, saibam com quem (digamos assim) você está se relacionando. É importante saber maiores detalhes sobre as Deusas, as suas histórias e mitos.
Hécate a Deusa das Bruxas, do submundo, da magia, da encruzilhada, e deusa da Lua. Portadora das chaves, tochas e sempre acompanhada de seus cães com pelagem preta. Hécate é poderosa, é a bruxa que muitas querem ser, que se inspiram. Hécate é aquela que dá a vara para o filho pescar e fala “vai criatura”, que observa de longe e te faz amadurecer como pessoa e como bruxa.
Uns tem medo dela… Basta conhecer com maior profundidade sobre a Deusa que veremos que ela não é de passar a mão na cabeça, ela é aquela que educa, causa impacto e crescimento. Recomendo que você leia o livro “A Deusa das Bruxas – O Príncipio Feminino da Divindade” de Janet e Stewart Farrar; e recomendo fortemente a leitura de um livro que é apenas sobre Hécate, com uma profundidade absurda: “Hécate, Origens, Mitos, Lendas e Rituais da Antiga Deusa das Encruzilhadas” – Courtney Weber.
Hécate chamada de Deusa Tríplice, porque ela representa as fases básicas da mulher e da lua, que são a lua crescente – donzela, lua cheia – mãe e a lua minguante – anciã. Hécate é aquela bruxona, que sua origem não se sabe ao certo, porém, ela foi incorporada no panteão grego, sendo mais antiga que os deuses gregos.
Na Grécia Antiga, a Deusa foi incorporada no panteão e passou a fazer parte da família. Hécate não residia no grande Olimpio, e Zeus a amava ou ao menos a respeitava. Gaia é a bisavó e Urano o bisavô. Febe como avó e Coeus como avô. Filha de Astéria e Perses, há versões que Astéria e Zeus eram os seus pais. Não teve um conjuge, ou namorado que colocam na história dela. Algumas histórias dizem que ela tem uma única filha a Cila (Scylla ou Skylla). Por vezes, Hécate e Ártemis são representadas como a mesma deusa.
Ela é sempre representada com cães, mas há outros animais vinculados a deusa como a cabra, cavalo, cordeiro negro, coruja, dragão, leão, serpente, touro, gato, vaca, sapo, porco, ovelha e lobo. Nem preciso dizer, que na época medieval, e antes disso, o povo fazia rituais envolvendo animais mortos em oferenda a deusa, que não era feito apenas para a Hécate, e sim para outros deuses também, com sacrificios de animais… Infelizmente era comum nesse período e não apenas na bruxaria, e sim em religiões cristãs também ocorria. Atualmente no Brasil isso é crime, ainda bem!
Muitos dizem que a Deusa é periogosa, e também dizem que as bruxas são perigosas, e isso é relativo. Todas as bruxas e deusas e deuses são perigosos se precisarem ser, se tiverem que se defender, conter algo, etc. Não há surpresas nisso.

Algumas definições:
Hécate a portadora das tochas – isso ocorre, porque a Deusa mostra o caminho, “a luz no fim do túnel” digamos assim, e a pessoa conduzida tem que seguir o seu caminho. Acredita-se que ela foi responsável em conduzir as almas recém falecidas utilizando as tochas. Para a bruxa moderna, colocamos como o caminho que poderá ser seguido ou não pela bruxa.
Hécate e suas chaves – sabe aquelas chaves antigas, elas mesmas. As chaves indicam que está abrindo novas portas, novos caminhos, novos começos para as bruxas.
Hécate e as encruzilhadas – especialmente as encruzilhadas em T são as de Hécate, mais sinistra possível rsrs. Ali atualmente ainda são feitos feitiços e deixado oferendas a Deusa. De uma forma dicreta, porque nos dias atuais é mais complicado esse tipo de situação. Preferencialmente a noite, e sempre com compania de alguém para você não correr risco com relação a sua segurança pessoal.
Hécate e a lua – Deusa da lua, os trabalhos de magia são preferencialmente na lua nova, por ser um novo começo, novos caminhos.
Hécate e os oráculos – a Deusa é conhecida por utilizar métodos divinatórios com muito aptidão.
Hécate e os partos – Hécate por muitos anos foi a Deusa dos partos, quando as mulheres iam dar a luz, invocava a proteção da deusa, lembrando que nesse período muitas mulheres morriam durante o parto.
As oferendas nos dias atuais são comidas que você aprecie, que goste. Uma música, poema, agradecimento. Sempre use velas nos rituais, tente achar chaves antigas, é um plus incrível.
Mesmo que você cultue em seus rituais outra Deusa, e sua Deusa guia seja outra, Hécate é como Isis nesse contexto, sempre estará presente. Hécate mais que Isis, por ser uma bruxa e sempre estará ao lado das bruxas, guiando e orientando as bruxas.
Hécate é direta e reta, não tem enrolação, se ela precisar aplicar um castigo ela vai fazer. Sabe a bruxa do bem, mas não é boba? Com aquele lado trevoso bruxesco, é assim… Ela já foi considerada ruim, atuamente ela é a Deusa que também julga, e faz o que for preciso.
