Bem-vindas novamente Bruxas queridas!
Eis um assunto bruxesco que gera muitas dúvidas nos aprendizes de bruxaria, que estão tendo o seu chamado agora e se deparam com inúmeras informações, muitas delas erradas, contraditórias e por aí vai…
Contudo, se você está aqui, está no lugar certo para buscar informações, pelo simples motivo que sempre irei contar para vocês as fontes que uso para os posts, sempre utilizando meus livros da minha biblioteca mágica pessoal.
E para guiar você, hoje usei como inspiração as seguintes obras:
1. A Bíblia das Bruxas – Manual Completo para a prática da Bruxaria: Janet e Stewart Farrar;
2. Livro Completo de Bruxaria – Tradição, rituais, crenças, história e prática: Raymond Buckland;
3. O Livro Wiccano de Bruxaria Solitária – introdução à prática, ética mágica, rituais, consagrações e instrumentos: Raymond Buckland;
4. Bruxa Psíquica – um guia metafísico para meditação, magia e manifestação: Mat Auryn;
5. Manual Prático da Wicca: Cassandra Eason.
Mas Ravena, porque tantos livros, você não sabe não?
Resposta: sim, eu sei! Mas, aprendi com eles e recomendo fortemente que compre os seus. Os estudos da Bruxaria não contempla gente preguiçosa, então se quer ser uma bruxona, estude sempre! Para quem não tem dinheiro ou não pode ter os livros físicos, farei a resenha de cada um deles aqui no blog.
Na verdade, não temos apenas um altar, o que montamos para os rituais, geralmente temos ao menos um fixo. O altar fixo pode ter o que você desejar, tenho um de cristais e outro com as deusas que tenho conexão.
O seu altar de rituais como os Esbats e Sabbats podem ser fixos também, ou móveis. Depende total de como é o seu dia a dia, com quem você mora, etc.
O altar pode ser em uma mesa redonda, quadrada, retangular. A circular é preferência, porque o círculo é sagrado na bruxaria, ele não tem fim. No meu caso, meu altar ficou completo e não cabe mais na mesinha redonda que usávamos, atualmente usamos uma retangular. O altar fica no centro do círculo sagrado, dentro dos quadrantes.
Uma dúvida que muitas pessoas tem é a seguinte, se precisa ter tudo isso para montar o altar e iniciar a prática da arte, na verdade a resposta é não. Tem gente que está sem dinheiro, não tem espaço, mora com pessoas de outra religião ou praticam escondido.
Nestes casos, você pode desenhar os principais itens, que é o pentáculo, a Deusa, o Deus, e os elementos (fogo, ar, terra, água e espirito). Pode imaginar todo o contexto. Usamos os objetos mágicos, porque eles potencializam o nosso poder, podemos ir além. O Mat Auryn, explica em seu livro como fazer tudo na mente, mesmo porque, o nosso poder vem da nossa mente – poder psíquico.
OBJETOS MÁGICOS:
Toalha do Altar
A toalha pode variar a cor de acordo com os Sabbats, mas em geral é preto (cor da proteção), interessante está desenhado nela o pentáculo e os simbolos dos elementos (fogo, ar, água, terra e espirito);
Estátuas
Às estátuas da Deusa e do Deus, eles compõe o perfeito equilibrio da natureza.
Velas
As velas podem ser dourada e prata para os deuses, vermelha, verde, amarela e azul para os quadrantes. Mas, podem ser usadas todas na cor branca, porque a branca consegue representar todas as cores. Lembrando que o branco é a mistura de todas as cores.
Incensário – incenso
Ele representa o elemento ar. O incesário para poder colocar o incenso no lugar apropriado. Use o aroma que fizer sentido com o seu ritual e feitiços que irá fazer.
Pentáculo ou Pantáculo
Indispensável, ele representa o elemento terra. Tem em seu centro a famosa estrela de cinco pontas chamada pentagrama. Muitos confundem o pentáculo com pentagrama. Pentagrama é o nome da estrela, pentáculo é a estrela com o círculo em volta que em resumo é um símbolo de alta proteção.
Cálice
Representa o elemento água, nele bebemos vinho ou suco de uva. Pode ter mais de um cálice. Ele pode ser de vidro, metal, cristal, etc. Particularmente, prefiro de cristal.
Athame e Espada
Ela é uma adaga, de 2 gumes, mas sem fio. Representa o elemento ar. Sempre de cabo preto. De cabo branco é outra adaga, usada para cortar ervas, esta já tem fio. A espada é utilizada em coven. Ambas são usadas para abrir e encerrar o círculo sagrado, e direcionar o poder. Lembrando que a athame é individual, mesmo em um coven que se utiliza a espada, cada membro deve ter sua própria adaga.
Sino
Sino pequeno, usado para iniciar e finalizar a prática. Representa o elemento ar.
Varinha e Cajado
Cada membro do coven deve ter a sua varinha. A diferença de ambos, é o gosto pessoal da bruxa ou do bruxo. Eles também servem para abrir e encerrar o círculo sagrado, mas o mais recomendado para isto é a athame ou espada. Representa o elemento fogo. Potencializa o poder da bruxa, inclusive no momento da realização dos feitiços.
Tijela com água e sal
Para fazer a limpeza inicial, antes de começar o ritual. Representa o elemento terra e a água.
Caldeirão
Representa o sagrado feminino. Tradicionalmente usado com água, queimar coisas, fazer poções. Feito de ferro fundido, redondo com três pés.
Livro das sombras
Quem deu o nome foi Gerard Garner, ele é semelhante ao grimório. Mas o grimório, é um livro apenas com feitiços, e o livro das sombras é mais abrangente, nele contém além de feitiços, os rituais organizados e alguns detalhes essenciais para o coven ou para a bruxa solitária. Nele não se escreve detalhes como senhas psiquicas, e outras coisas, isso você faz no seu diário ou no seu livro das sombras individual. O livro vai te ajudar a conduzir o ritual. Sempre com anotações à mão.
Vassoura
Esta pode ser a grande para limpar o local fisica e espiritualmente, apenas usada para bruxaria, ou uma pequena que fica em cima do altar como simbologia.
Gemas e Cristais
Gemas são todas as pedras, inclusive as fossilizadas e os cristais são as pedras em si. Você as coloca em seu altar, que fazem sentido com o ritual, feitiço ou que você intuir. Sempre tenha de proteção (drusa ametista, onix preta, obsidiana preta, turmalina negra, cianita preta conhecida como vassourinha da bruxa, a selenita branca em bastões ou torre – uma delas ou todas, como você intuir), e um cristal de ponta (perfeito o quartzo transparente) para direcionar o poder.
Você pode acrescentar runas, cartas de tarô, bola de cristal, ervas, e o que entender como importante e intuir que seja necessário para que a sua prárica seja concluída com sucesso.
